Compartilhe esse Artigo

Compartilhe com DeliciousCompartilhe com DiggCompartilhe com FacebookCompartilhe com Google PlusCompartilhe com StumbleuponCompartilhe com TechnoratiCompartilhe com TwitterCompartilhe com LinkedIn

Máscaras 3

Até o fechamento deste texto, em 9 de abril último, o novo coronavírus já tinha infectado quase 1,5 milhão de pessoas em todo o mundo, segundo balanço em tempo real realizado pela Universidade Johns Hopkins (EUA). Ao menos 88.982 pessoas morreram em decorrência da Covid-19 desde o início da crise, sendo 800 delas no Brasil, onde 15.927 pessoas contraíram o vírus Sars-Cov-2.

Qual máscara usar em tempos do novo coronavírus?

A pandemia tem trazido à tona a importância de diversos procedimentos na área da saúde e segurança do trabalho, principalmente ao setor ligado à área médica. Para contribuir com informações técnicas e confiáveis. A Apaest, a seguir, explica os diversos tipos de máscara, sua utilização, validade e eficiência para cada situação.

Máscaras covid

Para iniciar, é importante dizer que existem três tipos de máscara: PFF1, PFF2 e PFF3. O significado de PFF é Peça Facial Filtrante, ou seja, o corpo do produto é também o meio filtrante responsável por não deixar os contaminantes do ambiente entrarem em contato com o sistema respiratório do usuário.

As máscaras denominadas PFF normalmente são descartáveis, não possuindo nenhum tipo de manutenção. Sendo assim, após a utilização ou quando indicado pelo responsável em Segurança e Saúde do Trabalho (SST), o produto deve ser descartado.

Estes respiradores são classificados de acordo com a sua eficiência, como se segue:

* PFF1 – Possuem eficiência mínima de 80% (Penetração máxima de 20%)

* PFF2 – Possuem eficiência mínima de 94% (Penetração máxima de 6%)

* PFF3 – Possuem eficiência mínima de 99% (Penetração máxima de 1%)

Modelos
respirador descartávelOs respiradores descartáveis são encontrados em diversos formatos. Eles podem ser semifaciais dobráveis, conformadas (tipo concha), painéis ou outros. Importante ressaltar que o formato não influencia na eficiência da proteção respiratória, somente gera percepções de conforto ao usuário de acordo com a geometria do rosto e frequência respiratória.

 

 

VálvulaVálvula de exalação
Os respiradores descartáveis podem possuir ou não válvula de exalação. A válvula de exalação serve para facilitar a retirada de ar quente de dentro da máscara proveniente da exalação. Este item não influência no fator de proteção, somente no conforto do usuário principalmente quando estes respiradores são empregados para atividades que exijam grande esforço físico. Sendo assim, a troca gasosa se torna mais fácil e a sensação mais agradável.

Importante
Respiradores PFF2(S) ou PFF3(S) quando utilizados em ambiente hospitalar, em procedimentos não cirúrgicos e em casos que o contaminante é um agente patológico, não devem possuir válvula de exalação.

Tempo de utilização
Todo respirador denominado como peça facial filtrante-PFF, independentemente do seu percentual de eficiência ou resistência ao tipo de aerossol, deve ser usado até 10 vezes o limite de exposição ocupacional, nos casos dos respiradores PFF2 e PFF3, e até 5 vezes o limite de exposição ocupacional para os respiradores PFF1. E para todos os casos, sempre abaixo das concentrações IPVS (Imediatamente Perigosas à Vida e à Saúde).

P1, P2 e P3 ou PFF1, PFF2 e PFF3?

A principal diferença entre os filtros é justamente a forma de utilização: enquanto os respiradores PFF são o próprio filtro, os filtros P1, P2 e P3 são utilizados com máscaras semifaciais elastoméricas ou faciais inteiras, sendo que nestes casos se substitui o filtro, e não a máscara, diferentemente dos respiradores descartáveis denominados como PFF.

A eficiência e o fator de proteção atribuído (FPA) são os mesmos para: respiradores semifaciais com filtro P2 e para respiradores modelo PFF2.

Indicações para cada tipo

PFF1(S)

É indicada para proteção das vias respiratórias contra certas poeiras e/ou névoas não oleosas, que não desprendam gases e/ou vapores tóxicos; fibras têxteis, cimento refinado, minério de ferro, minério de carvão, sabão em pó, talco, cal, soda cáustica, poeiras vegetais (como trigo, arroz, milho, bagaço de cana etc.); poeiras de lixamento e esmerilhamento; névoas de ácido sulfúrico (com óculos de proteção adequado), entre outros e em concentrações não superiores a 5 (cinco) vezes o limite de exposição ocupacional (LT ou TLV) e abaixo das concentrações IPVS (Imediatamente Perigoso à Vida e à Saúde).

Não utilizar: Para proteção contra amianto (asbesto), sílica e fumos.

PFF2(S)

É indicada para proteção das vias respiratórias contra poeiras e névoas não oleosas, que não emitam gases e/ou vapores; fumos metálicos ou plásticos; sílica, fibras têxteis, cimento refinado (Portland®️); minério de ferro, minério de carvão, minério de alumínio, sabão em pó, talco, cal, soda cáustica, poeiras vegetais (como trigo, arroz, milho, bagaço de cana etc.); poeiras de aviário contendo restos de ração, fezes, plumas e penas de aves; poeiras de lixamento e esmerilhamento, névoas de ácido sulfúrico (com óculos de proteção adequado), dentre outros. Recomendada, ainda, para redução da exposição ocupacional a aerossóis contendo agentes biológicos potencialmente patogênicos. Deve ser usada mediante o conhecimento e aprovação das áreas de higiene, segurança e medicina do trabalho e/ou responsável pela empresa.

Não utilizar: Para proteção contra amianto (asbesto), bem como, não é recomendada para uso hospitalar em procedimentos médicos ou odontológicos.

Importante: Respiradores PFF2(S) ou PFF3 (S), quando utilizados em ambiente hospitalar, em procedimentos não cirúrgicos e em caso em que o contaminante é um agente patológico, não devem possuir válvula de exalação.

PFF2(S) “Carvão”

É indicada para proteção das vias respiratórias contra poeiras e névoas não oleosas, que não emitam gases e/ou vapores; fumos metálicos ou plásticos; sílica, fibras têxteis, cimento refinado (Portland®️); minério de ferro, minério de carvão, minério de alumínio, sabão em pó, talco, cal, soda cáustica, poeiras vegetais (como trigo, arroz, milho, bagaço de cana etc.); poeiras de aviário contendo restos de ração, fezes, plumas e penas de aves; poeiras de lixamento e esmerilhamento, névoas de ácido sulfúrico (com óculos de proteção adequado), dentre outros. Indicada também para alívio de odores incômodos provenientes de certos vapores orgânicos em concentrações até o nível de ação (metade do limite de exposição ocupacional – LT ou TLV) destes contaminantes. Recomendada, ainda, para redução da exposição ocupacional a aerossóis contendo agentes biológicos potencialmente patogênicos. Deve ser usada mediante o conhecimento e aprovação das áreas de higiene, segurança e medicina do trabalho e/ou responsável pela empresa.

Não utilizar: Para proteção contra amianto (asbesto), bem como, não é recomendada para uso hospitalar em procedimentos médicos ou odontológicos.

Importante: Respiradores PFF2(S) ou PFF3 (S), quando utilizados em ambiente hospitalar, em procedimentos não cirúrgicos e em caso em que o contaminante é um agente patológico, não devem possuir válvula de exalação.

PFF3(S)

É indicada para proteção das vias respiratórias contra poeiras, tais como asbestos, sílica, processamento de minerais, arsênio, berílio, prata, platina, chumbo, cádmio, algodão e outras névoas não oleosas, fumos metálicos ou plásticos; fibras têxteis, cimento refinado (Portland), minério de ferro, minério de carvão, minério de alumínio, sabão em pó, talco, cal, soda cáustica, poeiras vegetais (como trigo, arroz, milho, bagaço de cana etc.); poeiras de aviário contendo restos de ração, fezes, plumas e penas de aves; poeiras de lixamento e esmerilhamento, névoas de ácido sulfúrico (com óculos de proteção adequado), dentre outros. Poeiras, névoas e fumos contendo materiais radioativos, tais como: urânio e plutônio, que emitem radiação alfa, beta e gama. Recomendada, ainda, para redução da exposição ocupacional a aerossóis contendo agentes biológicos potencialmente patogênicos. Deve ser usada mediante o conhecimento e aprovação das áreas de higiene, segurança e medicina do trabalho e/ou responsável pela empresa. Não é recomendada para uso hospitalar em procedimentos médicos ou odontológicos.

Importante: Respiradores PFF2(S) ou PFF3 (S), quando utilizados em ambiente hospitalar, em procedimentos não cirúrgicos e em caso em que o contaminante é um agente patológico, não devem possuir válvula de exalação.

* Fonte: DeltaPlus

Boletim

Coleção Monticuco

banner joomla 30 made easy2

Marco Regulatório

Nossa Missão

A APAEST atua na defesa de seus associados, fortalecendo a engenharia de segurança do trabalho, promovendo o desenvolvimento sustentável na comunidade, incluindo a melhoria das condições de trabalho e a preservação do meio ambiente e da integridade física dos trabalhadores.

Nossa Visão - Promover ambientes de trabalho seguros, utilizando técnicas de engenharia de segurança nos projetos de engenharia.