Compartilhe esse Artigo

Compartilhe com DeliciousCompartilhe com DiggCompartilhe com FacebookCompartilhe com Google PlusCompartilhe com StumbleuponCompartilhe com TechnoratiCompartilhe com TwitterCompartilhe com LinkedIn

 Apaest Crea ES 2

De 27 a 29 de novembro último, aconteceu, no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), a primeira reunião extraordinária da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia de Segurança do Trabalho (CCEEST) do Sistema Confea/Crea. Integrantes dos Creas de todo Brasil estiveram presentes.

Por mais Câmaras de Segurança no Sistema Confea-Crea

O início dos trabalhos marcou o Dia Nacional do Engenheiro de Segurança do Trabalho, que é comemorado em 27 de novembro. Nesta data, em 1985, foi homologada a Lei 7.410, que oficializou a especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e criou a categoria profissional de Técnico em Segurança do Trabalho.

No ensejo, a presidente do Crea-ES, a engenheira civil Lúcia Vilarinho, disse que “a Engenharia de Segurança do Trabalho é o anjo da guarda dos profissionais”. E saudou: “Meus parabéns para todos os engenheiros que diariamente zelam pela saúde e segurança do trabalhador.”

O presidente da CCEEST, engenheiro civil e de segurança do trabalho Luiz Antonio de Melo (Crea-PE), salientou a mobilização que está sendo feita pela manutenção e ampliação das Câmaras Especializadas de Segurança do Trabalho nos estados. Hoje apenas 11 dos 27 Creas possuem uma CEEST. “Temos estimulado nos Creas nesse debate e conscientizado os conselheiros para que eles trabalhem pela ampliação e manutenção das câmaras.”

Ele informou, ainda, que a reivindicação conta com o apoio do atual presidente do Confea, Joel Krüger. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), informou Melo, cerca de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) é gasto com remediação de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

Engenharia de Segurança do Trabalho

A Engenharia de Segurança do Trabalho é um conjunto de ciências e tecnologias que tem o objetivo de promover a proteção do trabalhador no seu local de trabalho, visando à eliminação de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

O engenheiro de segurança do trabalho cumpre papel de destaque no gerenciamento do ambiente de trabalho, seja coordenando equipes multiprofissionais, seja desenvolvendo projetos e ações preventivas, ou mesmo atuando como Perito Trabalhista.

De acordo com dados estatísticos do Confea, 41.739 profissionais da modalidade de Engenharia de Segurança do Trabalho, no País, ativos e cadastrados nos conselhos regionais de Agronomia e Engenharia.

* Com informações da Comunicação Crea-ES

Boletim

Coleção Monticuco

banner joomla 30 made easy2

Marco Regulatório

Nossa Missão

A APAEST atua na defesa de seus associados, fortalecendo a engenharia de segurança do trabalho, promovendo o desenvolvimento sustentável na comunidade, incluindo a melhoria das condições de trabalho e a preservação do meio ambiente e da integridade física dos trabalhadores.

Nossa Visão - Promover ambientes de trabalho seguros, utilizando técnicas de engenharia de segurança nos projetos de engenharia.