Compartilhe esse Artigo

Compartilhe com DeliciousCompartilhe com DiggCompartilhe com FacebookCompartilhe com Google PlusCompartilhe com StumbleuponCompartilhe com TechnoratiCompartilhe com TwitterCompartilhe com LinkedIn

 

A Semana da Segurança Química, que será realizada entre os dias 16 e 20 de outubro em São Paulo/SP, já abriu inscrições para os eventos que a compõem. Para participar, basta se inscrever separadamente nas atividades de seu interesse, entre painéis, palestras e seminários, no site da Fundacentro, em próximos eventos.

Já para os minicursos, é preciso aguardar até 18 de setembro, quando serão abertas as inscrições. As orientações se encontram na área de próximos cursos do portal institucional.

A íntegra da programação também está disponível, reunindo especialistas renomados, de diferentes instituições. “Queremos atualizar o público sobre os programas internacionais e mostrar como impactam na indústria, no governo e na sociedade em geral. Nesse cenário, o nosso foco principal é o trabalhador”, afirma o coordenador do evento, Fernando Sobrinho.

No auditório, serão realizados dois painéis no dia 16, com uma única inscrição, e um terceiro em 18 de outubro, com inscrição separada. O primeiro tratará de atualidades em segurança química, fazendo um panorama internacional sobre a questão e abordando temas como química verde e o Programa Atuação Responsável. O segundo será focado na intersetorialidade e regulamentação, apresentando as ações da Comissão Nacional de Segurança Química – Conasq, a questão da responsabilidade do profissional de química e um histórico sobre o benzeno.

Já o terceiro relacionará segurança química, saúde e meio ambiente, em 18 de outubro, das 9h15 às 17h, mostrando parte do Programa Nacional de Prevenção da Silicose – Pnes e o projeto Carex sobre exposição a carcinogênicos. Também serão abordados temas como acidente ambiental com mercúrio, toxicologia ocupacional, convenções internacionais de Estocolmo, Roterdã e Basileia, e prioridades para a segurança química no setor de saúde.

“A segurança química no mundo de hoje é norteada pelos programas e convenções da Organização Internacional do Trabalho – OIT e do Programa das Nações Unidas para o Meio ambiente – Pnuma. Eles impactam em nossa legislação e nas ações do governo, da indústria e dos sindicatos, atingindo a população como um todo e no nosso caso específico, o trabalhador”, explica o engenheiro da Fundacentro, Fernando Sobrinho.

Todos esses temas serão abordados durante a Semana da Segurança Química. O ano de 2020 é referência para a implementação do Saicm, e a Organização das Nações Unidas – ONU já tem uma agenda para 2030 em que relaciona questões de segurança química. “É importante que os órgãos de decisão, entidades não governamentais, conselhos de classe e universidades conheçam esses temas. Hoje se fala muito em desenvolvimento sustentável e química verde, que estão vinculados à segurança química”, completa o coordenador.

Também haverá a realização de dois seminários no auditório da Fundacentro, que contribuirão para essas discussões. O Seminário Segurança Química, Educação e Comunidade ocorre em 19 de outubro e discutirá como a educação pode atuar frente às emergências e aos venenos agrícolas. Outros pontos abordados serão o ensino de segurança química, com apresentações e debates com duas das principais universidades do Brasil - USP e UFRJ, o papel das ONG’s e sindicatos, as ações educativas da Fundacentro e o projeto Educação em Segurança Química da Conasq.

O Seminário sobre Prevenção de Acidentes Químicos, em 20 de outubro, possibilitará a discussão de acidentes químicos que ocorreram. Serão abordadas questões como os perigos da amônia; áreas classificadas, homologação e prevenção de explosões e acidentes químicos; controle de energias perigosas.

A Semana da Segurança Química ainda oferecerá uma palestra sobre equipamentos de proteção química à pele no dia 17 de outubro, das 9h30 às 12h, e uma Rodada de Palestras sobre Segurança Química, na mesma data, das 9h às 17h45. Serão abordados diversos temas: transporte de produtos perigosos; Sistema Globalmente Harmonizado para Rotulagem de Substâncias Químicas – GHS; nanotecnologia; Convenção de Minamata sobre banimento e restrição de uso do mercúrio e seus compostos; e Convenção sobre Proibição de Armas Químicas.

Ainda serão realizados três minicursos - trabalho em espaços confinados, ferramentas para avaliação de riscos químicos (tool kit) e nanotoxicologia.

Da Fundacentro

Boletim

Coleção Monticuco

banner joomla 30 made easy2

Marco Regulatório

Nossa Missão

A APAEST atua na defesa de seus associados, fortalecendo a engenharia de segurança do trabalho, promovendo o desenvolvimento sustentável na comunidade, incluindo a melhoria das condições de trabalho e a preservação do meio ambiente e da integridade física dos trabalhadores.

Nossa Visão - Promover ambientes de trabalho seguros, utilizando técnicas de engenharia de segurança nos projetos de engenharia.