Compartilhe esse Artigo

Compartilhe com DeliciousCompartilhe com DiggCompartilhe com FacebookCompartilhe com Google PlusCompartilhe com StumbleuponCompartilhe com TechnoratiCompartilhe com TwitterCompartilhe com LinkedIn

A Eternit, empresa especializada na produção de produtos a base de amianto, principalmente telhas e caixas d’água foi condenada pela 49ª Vara do Trabalho, a substituir a fibra considerada cancerígena em 18 meses, por já dominar tecnologia para produzir com materiais alternativos.

A sentença do juiz Munif Saliba Achoche veio em resposta da ação civil pública proposta pelos procuradores do Trabalho do Programa Nacional pelo Banimento do Amianto do Ministério Público do Trabalho. É a primeira sentença no Brasil que determina substituição do amianto por outra fibra. A Justiça também fixou indenização de R$ 30 milhões por danos morais coletivos. A empresa afirmou, por nota, que “não se manifestará a respeito”. Ainda cabe recurso à decisão judicial.

"As convenções 139 e 162 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que o Brasil subscreveu determina essa substituição. Ficou mais que provado no processo que há plena viabilidade técnica para substituir o amianto. A própria Eternit tem uma plana em Manaus que já produz fibras alternativas para fabricação de telhas. Eles já detêm a tecnologia. Por causa desse fato, a Justiça mandou substituir o amianto em 18 meses", afirmou o procurador do Trabalho Luciano Leivas.

 

Fonte: O Globo
Foto: Márcia Foletto

Boletim

Coleção Monticuco

banner joomla 30 made easy2

Marco Regulatório

Nossa Missão

A APAEST atua na defesa de seus associados, fortalecendo a engenharia de segurança do trabalho, promovendo o desenvolvimento sustentável na comunidade, incluindo a melhoria das condições de trabalho e a preservação do meio ambiente e da integridade física dos trabalhadores.

Nossa Visão - Promover ambientes de trabalho seguros, utilizando técnicas de engenharia de segurança nos projetos de engenharia.